quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alfavaca



Nomes científicos: Ocimum Basilicum, Ocimum gratíssimum

Nomes Populares: Basilicão, Manjericão, alfavaca-do-mato, alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas, basílico-grande, remédio-de-vaqueiro, manjericão-de-folha-larga.

Propriedades medicinais
Utilizada para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo, tuberculose pulmonar.
Externamente usa-se para gargarejos em casos de dor de garganta, angina, aftas. As folhas amassadas são boas para curar feridas. Com o chá das folhas, ou com o chá das sementes em maceração, preparam-se compressas que as mães lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afectados. Usada em banhos, no tratamento do reumatismo, de cálculos e cólicas renais.
Um dos poucos recursos que temos para baixar a taxa de ácido úrico.

 Forma de preparo

Chá: por infusão usa-se 2 colheres de sopa de folhas, flores ou sumidades floridas frescas. picadas em 1 litro de água fervente deixar em infusão por uns 10 minutos.
- Moa as folhas de alfavaca e coloque-as sobre a zona afetada (aplicação contra aftas ou feridas).
- Usa-se o cozimento das folhas em banhos, emplastos e bafos, no tratamento do reumatismo, inflamação dos testículos, paralisia, pernas inchadas, cálculos e cólicas renais.
- Para higienização de ambientes. Basta colocar galhos de alfavaca nas paredes ou em vasos próximos as mesas. Elas afastaram as moscas e insetos indesejáveis, o que é muito cômodo em horários de refeições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário