Nomes Cientificos:
Luehea divaricata Mart.
Nomes Populares:
Ibitangui, Ivatingui, Acoita-cavalo-miúdo, Pau-de-canga, CaínbotiDescriçao
Arvore com altura entre 15 a 25m,folhas de cor esbranquiçada na face interior de 9a12cm de comprimento por 4-6cm de largura,sua floração ocorre nos meses de dezembro-fevereiro,possuem flores brancas grandese frutos capsulados com 3-4cm de comprimento
Propriedades medicinais:
Folhas e flores sao usadas em forma de xarope e sao usadas no tratamento de laringites, bronquites, diarreia, fluxo vaginal, é anti inflamatorio e possuem efeitos hemostaticos e antireumaticos
A resina da casca é usada para dar brilho e embelezar os cabelos.
Modo de Preparo:
Tosse: Infusão: Juntar folhas e flores e misturar
com uma folha de gervão, de agrião e casca de angico. Adoçar com mel de
abelha. Levar ao fogo até formar xarope; Triglicerídeos, Colesterol: Infusão: Pegar um pedaço de casca de açoita-cavalo, aproximadamente de 15 a 20g, e colocar em um litro de água; deixar em repouso por 2 horas.
Modo de Usar: Tosse: Tomar uma colherada três a quatro vezes ao dia;
Triglicerídeos, Colesterol: Beber aos poucos as vezes que tiver sede;
Uso geral: Cozimento: Utilizar a casca em cozimento na seguinte dosagem: Ferver 20g de casca de açoita-cavalo em um litro de água; deixar esfriar, coar e tomar de 4 à 5 xícaras ao dia, para as doenças anteriormente relacionadas.
Eu uso a água do molho da casca da planta Açoita Cavalo para problemas intestinais, principalmente do fígado e tenho me sentido muito bem. Passei a tomar este remédio natural, após ter sofrido uma dengue hepática.
ResponderExcluirMª das Mercês - Palmas/TO