quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cavalinha



Nome cientifico: Equisetum arvense, Equisetum giganteum

Nome popular : Cavalinha, Cavalinha-gigante, Erva-canudo, erva-carnuda, rabo-de-cavalo.

Propriedades medicinais

A Cavalinha é rica em silício, cálcio e potássio. Seu uso mais comum é como diurético. Também é utilizada como cicatrizante, auxiliar no tratamento de infecções dos rins, osteoporose, úlcera gástrica, anemia, ansiedade e reumatismos. Esteticamente, a Cavalinha pode ser utilizada para fortalecer as unhas, dar brilho aos cabelos, limpeza de pele, bafo, chulé e prevenção de estrias.

Forma de preparo

- Infusão para chá para uso diurético (faz urinar), e tratamento das afecções dos rins e da bexiga, contra hemorragias nasais, anemia, para a calcificação de fraturas, bem como para eliminar o ácido úrico. É feito com a utilização  de 2 colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão (ferve-se primeiro a água, coloca-se a erva num recipiente e joga a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, pelo menos por cinco minutos A dosagem recomendada é de uma xícara, duas vezes ao dia.
     
- Óleo para prevenir estrias  Coloca-se um ramo ou caule da cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas. Deixa-se macerar por 30 dias e passa-se na pele, sempre após o banho.

- Infusão para limpeza de pele  Coloca-se um pouco da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeja-se água fervendo. Abafa-se e deixa-se descansar por 10 minutos. Depois de fria, usa-se a infusão para limpar a pele utilizando-se um chumaço de algodão.

- Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas Faça um chá com caules e folhas de cavalinha: 2 colheres (sopa) + 1 litro água. Deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário