quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aroeira-vermelha


Nome cientifico: Schinus terebinthifolius Raddi

Nomes populares:Aroeira-mansa, Aroeira-pimenteira, Aguaraiba Cabui, Fruta-de-sabiá.

Descrição: arbusto de 2-3m de altura, tronco tortuoso com 30-60cm de altura com casca grossa e fissurada, possuem flores amarelo palidas pequenas e dispostas em paniculas, os frutos tem cerca de 5cm de diametro, vermelhos e com arroma adocicado.

Propriedades medicinais:é anti inflamatorio, a resina é aplicada externamente em doenças da cornea,tumores e lepra,a casca é depurativa,antitermica,analgesica,usada para hemoptises,afecçoes do utero.As folhas sao usadas na cura de ulceras e feridas e tambem para branquear os dentes, ja os frutos possuem atividade diuretica.

Modo de usar
Gota, reumatismo e ciática. Banho- ferver 26g de cascas de aroeira em um litro de água. Tomar, diariamente, um banho de 15 minutos, tão quente quanto possível. Um ensaio clínico feito com extrato aquoso das cascas de Schinus terebinthifolius na concentração de 10% aplicado na forma de compressas intravaginais em 100 mulheres portadoras de cervicite e cervicovaginites promoveu 100% de cura num período de uma a três semanas de tratamento.
Gargarejos, bochechos, compressas, tratamento tópico de ferimentos de pele ou mucosas, infectadas ou não, cervicite, hemorróidas inflamadas, gengivas inflamadas. Cozinhar em 1 litro de água, 100g da entrecasca limpa e seca da Schinus terebinthifolius, quebrada em pedaços pequenos.
Azia e gastrite. Utilizar os frutos cozidos de 2 vezes, cada vez com meio litro de água. Beber em doses de 30 ml duas vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário